Os planetas na Astrologia são consciências que influenciam a nossa personalidade e promovem acontecimentos em nossas vidas de acordo com o seu movimento e posicionamento no mapa astral.
Cada um possui o seu próprio significado, rege determinado signo, tem seu trânsito específico e tempo de retrogradação – período em que o planeta parece “girar para o lado contrário” de sua rotação, do ponto de vista da Terra, emanando a energia contrária do que rege em seu movimento normal e nos fazendo revisar se estamos vibrando sua energia fluente ou desafiadora.
Confira tudo o que você quer saber sobre os planetas abaixo:
É o planeta da coragem, iniciativa e atitude. É onde está a sua força de realização, ação, desejos e anseios. Porém, pode causar brigas e impulsividade.
Regente de: Áries.
Trânsito: 2 meses em cada signo.
Retrogradação: Fica retrógrado cerca de dois meses e meio a cada 26 meses. Nos faz revisar como tomamos atitude para iniciar novos projetos, além de impulsos e consequências dos nossos atos. Causa desaceleração, falta de iniciativa e frustração pela falta de movimento.
Regente de: Touro e Libra
Trânsito: 20 e poucos dias em cada signo.
Retrogradação: Fica retrógrado durante 45 dias a cada um ano e meio. Nos faz revisar todos os nossos relacionamentos, sobretudo os afetivos, e a forma como lidamos com as finanças e bens materiais. Implica mais cuidados com procedimentos estéticos e nos faz refletir sobre a nossa autoestima e amor próprio.
Regente de: Gêmeos e Virgem.
Trânsito: Acompanha o Sol, portanto fica mais ou menos 30 dias em cada signo também.
Retrogradação: É a mais frequente, pois Mercúrio fica retrógrado três vezes ao ano durante, aproximadamente, 20 dias. Faz com que revisemos a maneira que nos comunicamos e nos expressamos. Implica na desaceleração da mente para sairmos do automático do dia-a-dia e repensarmos nossos objetivos. Assim, quando Mercúrio volta ao seu movimento normal, conseguimos redirecioná-los com mais assertividade. Causa problemas com a comunicação, falhas de sistemas, lentidão de raciocínio e quebra de aparelhos eletrônicos.
Representa suas emoções, sentimentos e como você lida com o seu emocional. Além disso, a Lua fala bastante sobre a relação com a sua mãe, seu passado e sua forma de se adaptar aos acontecimentos.
Regente de: Câncer.
Trânsito: 2 dias e meio em cada signo.
Retrogradação: Nunca fica retrógrada.
Regente de: Leão
Trânsito: 30 dias em cada signo
Retrogradação: Nunca fica retrógrado
É onde você precisa ter disciplina, concentração, foco e seriedade. Seu lado desafiador é a cobrança de responsabilidades e desafios que nos fazem crescer.
Regente de: Capricórnio.
Trânsito: 2 anos e meio em cada signo.
Retrogradação: Fica retrógrado durante, aproximadamente, 5 meses ao ano. Saturno nos obriga a revisar nossas metas e objetivos a longo prazo e se estamos fazendo a nossa parte para atingi-los, independentemente do tempo que demore – ele não tem pressa, o que importa é conseguir. Se estamos nos esforçando, ele nos recompensa e tudo flui. Caso contrário, ele nos cobra a disciplina e perseverança para cumprirmos o que tínhamos nos comprometido.
É o planeta da expansão e crescimento. Representa também sua fé e otimismo, bem como viagens e liberdade.
Regente de: Sagitário.
Trânsito: 1 ano em cada signo.
Retrogradação: Fica retrógrado durante 6 meses no ano e causa dificuldade de expansão, falta de fé e otimismo – tudo isso de maneira inconsciente. Pode bloquear viagens e fazer com que nos sentimos presos a algo ou alguém.
É o planeta que causa transformações profundas na humanidade, cortes repentinos e resgates coletivos. No seu mapa, ele te ajuda a se transformar profundamente, a mudar a forma que você enxerga a vida (renascimento) e ainda auxilia no processo de desapego emocional. Seu lado fluente é o poder e controle das situações, mas quando vibra na negatividade causa autodestruição.
Regente de: Escorpião.
Trânsito: de 15 a 25 anos em cada signo.
Retrogradação: Fica retrógrado de 5 a 6 meses ao ano. Afeta o nosso subconsciente e nos dá a oportunidade de passar por um processo de introspecção para mergulharmos no nosso lado mais sombrio. Nesse período, Plutão nos faz destruir de maneira radical tudo o que está bloqueando o nosso crescimento pessoal. Geralmente, essa destruição é bastante dolorosa, porém necessária, porque nos transforma profundamente e “limpa” o que estava atrasando a nossa caminhada.
Representa a espiritualidade, intuição, sonhos e artes. Sua vibração mais baixa causa nebulosidade, dificultando o discernimento do que é real e ilusão.
Regente de: Peixes.
Trânsito: 14 anos em cada signo.
Retrogradação: Fica retrógrado durante, aproximadamente, 5 meses ao ano. Nesse período, a sociedade precisa ter muito cuidado com a fuga da realidade por meio de drogas e vícios. A realidade tende a aparecer de maneira bem clara e causar um choque para aqueles que viviam na ilusão sem querer enxergar o que de fato está acontecendo. Netuno também nos faz revisar o que as religiões pregam e a importância da espiritualidade em nossas vidas.
Planeta da inovação, originalidade e criatividade, além de representar como você lida com tecnologias. Traz imprevisibilidade e mudanças repentinas. É onde você precisa revolucionar, questionar, se rebelar e se libertar do desgastado de forma brusca.
Regente de: Aquário.
Trânsito: 7 anos em cada signo.
Retrogradação: Fica retrógrado durante, aproximadamente, 5 meses ao ano. Urano faz com que a sociedade revise o que de fato precisa ser mudado, modernizado e questionado. Tende a ser um despertador e mostra os padrões que precisam ser quebrados. Como é o planeta da imprevisibilidade, cada período de retrogradação é único e não há como prever o que pode acontecer no mundo.